sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Sabores da poesia e a poesia dos dias.

Os que se alimentam de poesia gostam de chuchar cada verso até ao tutano. O travo que fica no final é o de variados sabores, consoante o tempero aplicado. Por vezes, pode saber a ilusão doce ou salgada, a uma casa inteira... - "Isto sabe a janela" , alguém disse algures, pela mão de Gabriel Garcia Márquez, mas não a propósito de poesia... -; tenho por mim que saber a uma casa inteira alargará os sentidos.
Banqueteemo-nos de poesia. Para estarmos mais armados, até aos dentes, de sentidos. A poesia existe, mesmo quando não se escreve. É quando, às vezes, tem mais valor: a poesia dos dias. Pode saber mal, essa poesia, mas é, por vezes, aquela que podemos apreciar e que nos cabe transformar.

11 comentários:

A Casa Madeira disse...

"Quem faz um poema salva um afogado".
Gostei de te ler.
Prazer em conhecer seu blog.

Larissa Santos disse...

Gostei de ler. Parabéns pela leitura...


Hoje:- És o fogo que arde no meu corpo desnudado

Bjos
Votos de uma óptima noite.

_ Gil António _ disse...

Maravilhoso de ler. Gostei muito
.
Feliz domingo

Mariazita disse...

Não sei o que me fez vir... Sei que entrei e gostei.
E assinalei a presença aí no painel de seguidores.
É interessante esta "análise" da poesia.
Sempre a associei a "cheiros". Gostei de a apreciar como "sabor".
E gostei da alusão a Gabriel Garcia Marques, um escritor das minhas preferências - li, e possuo, toda a sua obra.

Bom final de Domingo e boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Graça Pires disse...

Sim, há a poesia dos dias que é preciso saber viver a cada momento. Gostei muito do seu texto.
Uma boa semana.
Um beijo.

CÉU disse...

Pois é, Lua azul, se continua extrair os textos da sua cabeça a ferros, não sei, quem "ganhará" mais com isso, não sei, mas a si dá-le prazer e dor, simultaneamente, e a nós, leitores, uma enorme satisfação, que nos abalroa todos os sentidos.
Poesia é aquilo k escreveu em prosa. Obrigada|

Beijos e lindos dias com sabores e odores.

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Bom dia Lua Azul,
Eu estou lendo Gabriel Garcia Márquez
em Cem anos de solidão, estou fazendo uma viagem
fantástica história a dentro.
Amo ler e escrever poesias.
Aguardo seus olhos sobre
meus humildes textos.
Bjins
CatiahoAlc.

Ailime disse...

Olá Lua Azul,
Muito obrigada pela visita e informação sobre o poema de Larissa.
Adorei este seu texto que fala como eu também entendo a poesia.
Desejo-lhe uma boa tarde.
Beijinhos,
Ailime

Jaime Portela disse...

Acho que a poesia, para além de sabores, tem outras coisas "estranhas". Poderá ter música (talvez a mais habitual), cheiro, imagens, etc., etc. E será por isso, mesmo sendo inútil (alguém o disse, não eu), que a poesia é interessante para muitos.
Um texto interessante, gostei.
Querida amiga, continuação de boa semana.
Beijo.

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa noite,
há tanto que falar sobre o seu texto, que há necessidade de uma profunda análise, a qual nos passará o cheiro e sabor de cada verso.Suas metáforas muito bem construídas nos levam a aguçar mais os nossos sentidos.Interessante fazer uma costura com o grande Garcia Márquez.
Excelente. Grande abraço!

Teresa Almeida disse...

Um texto magnífico!
É de quem vive e sente a poesia.

Beijo.